Cinco dicas para melhorar a saúde do seu ombro

A articulação do ombro pode ser altamente suscetível a lesões, justamente, por ter uma vasta amplitude de movimento. Essas lesões, se não controladas podem evoluir para inflamações como bursites ou tendinites, entre outros problemas. Veja dicas de como prevenir e cuidar das suas articulações:

  1. Fortaleça a musculatura – Isso porque quando os músculos estão fracos, a lesão ocorre com mais facilidade. Os exercícios físicos, sejam eles feitos em academias, parques ou em casa, além de proporcionar bem-estar, podem ser aliados na prevenção de lesões e auxiliar no tratamento de patologias já existentes.
  2. Alongue-se regularmente – isso é fundamental para manter a flexibilidade e dificulta a possibilidade de ter uma lesão. O alongamento feito com frequência também melhora a circulação do sangue, amplia a mobilidade das articulações e fortalece ligamentos e tendões. Outro benefício é o equilíbrio corporal que ajuda as pessoas, por exemplo, a terem um envelhecimento mais saudável.
  3. Exercite-se corretamente – atente-se na hora de levantar os pesos para não errar o movimento, respeite os seus limites e não exagere. Os exercícios fortalecem a musculatura e aumentam a massa magra, além de ajudar no equilíbrio do corpo. Esse conjunto de benefícios reduz quedas e, consequentemente, diminui o risco de fraturas, principal morbidade e causa de mortalidade na osteoporose. 
  4. Entenda o seu corpo – ao sentir qualquer desconforto não ignore. E caso, a dor piore e não desapareça, procure um médico. O sinal mais claro de que há algo errado com seus ossos é a presença de dores constantes, às vezes mesmo em repouso. Geralmente, quando a dor é mais leve, é comum que seja ignorada ou que a pessoa se acostume com ela, o que não deve ser feito. A dor é uma forma de nosso corpo sinalizar que algo não vai bem.
  5. Busque sempre orientação – não faça nenhum movimento sem a orientação ou ajuda de um profissional, pois assim não terá lesão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua consulta!