Notice: Undefined index: host in /home/drniloneto/www/wp-content/plugins/pixelyoursite-pro/includes/functions-common.php on line 1063

A dor dos corredores

A corrida é uma atividade física extremamente difundida pela sua praticidade e benefícios para a saúde. Uma boa corrida na rua, na praia ou na própria academia pode melhorar sua respiração, controlar a pressão arterial, aumentar a massa muscular e até mesmo combater a depressão ou ansiedade.

Apesar de apresentar diversos benefícios, a corrida também requer alguns cuidados: pelo grande impacto nas articulações e alta demanda dos tendões, é comum que alguns corredores apresentem lesões que, quando não bem conduzidas, podem impossibilitar a continuidade dessa prática.

As lesões mais comuns entre os corredores são:
• Tendinite do tibial anterior e tendão calcâneo: Causa dor no tendão calcâneo, localizado no calcanhar, e na região anterior do tornozelo.

• Síndrome do stress medial da tíbia: Causa dor na região distal e profunda da perna, na tíbia, podendo ser acompanhada de inchaço recorrente.

• Metatarsalgia ou bursite intermetatarsal: Causa dor no antepé, região frontal do pé, dificultando o uso de calçados com solados mais duros.

• Fascite plantar: Causa dor e rigidez na parte inferior do calcâneo, causa uma sensação de agulhada logo ao acordar, que melhora ao longo do dia.

Existem diversos tratamentos que possibilitam a resolução desses casos. Para a diminuição da dor, os analgésicos e anti-inflamatórios são o primeiro passo. De maneira geral, para tratar esses problemas o ortopedista poderá indicar também ao paciente a fisioterapia, a terapia de ondas de choque e os alongamentos, seja no dia a dia ou antes da próxima corrida.