Rizartrose: artrose de mão

A rizartrose é um tipo de artrose que afeta uma parte específica das mãos: a articulação da base do dedo polegar. Caracteriza-se pela degeneração da cartilagem que envolve a articulação do dedão, causando dor, deformidades ósseas e limitação da mobilidade do polegar.

É considerada uma doença do mundo moderno, pois o uso excessivo de equipamentos eletrônicos, como celulares e tablets, podem contribuir para seu surgimento. Entretanto, assim como em todos os tipos de artrose, o envelhecimento e o histórico familiar da doença também podem causar a rizartrose.

O tratamento da artrose de mão varia de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente, mas em geral é indicada a fisioterapia, uso de órtese para polegar e medicamentos analgésicos. Um procedimento seguro e minimamente invasivo para tratar de Rizartrose é a viscosuplementação, uma injeção de ácido hialurônico, realizada no consultório, sob anestesia local e guiada por ultrassonografia.  A intervenção cirúrgica é considerada apenas em não responsivos aos demais tratamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua consulta!