Você sabia que existe diferença entre bruxismo e apertamento? Enquanto no bruxismo há uma fricção entre um dente e outro, no apertamento há o contato entre os dentes superiores e inferiores com força excessiva.
O bruxismo é comum. Acredita-se que ele atinge cerca de 20% dos adultos e 14% das crianças. Alguns dos sintomas se manifestam ao acordar, como dores de cabeça e na mandíbula.
Existem algumas possíveis causas para o bruxismo como o alinhamento anormal do maxilar, a concentração intensa ou ansiedade situacional. Neste caso é importante que o tratamento seja voltado para o alívio do transtorno da ansiedade. Muitas vezes, algumas medicações são administradas.
No apertamento, ao invés do ranger dos dentes, ocorre o apertar involuntário da arcada superior contra a inferior. Alguns hábitos podem piorar o problemas, como fumar, o uso de determinados medicamentos e fatores psicológicos. A má oclusão dentária também pode causar a condição.
Além das dores, as condições podem causar prejuízos aos dentes, como o desgaste da dentição, a destruição do osso circunvizinho, do tecido da gengiva e até mesmo a articulação da mandíbula.
Para identificar o problema é importante consultar um profissional dentista, que poderá fazer a avaliação do caso e analisar o desgaste dentário e os sintomas para, assim, diagnosticar o bruxismo ou apertamento. Se possível, busque por um profissional especialista em disfunções temporomandibulares (DTM) e dor orofacial.
O tratamento das patologias pode ser feito com o uso de um dispositivo noturno para evitar o desgaste da dentição ou pela aplicação da toxina botulínica. A toxina elimina a necessidade das placas.