A Medicina Regenerativa é a medicina do futuro. Uma evolução para a saúde. Seu objetivo é reparar, regenerar ou substituir células, órgãos e tecidos lesados, restaurando suas funções normais.
Isso ocorre por meio da aplicação celular em laboratório para estimular mecanismos corporais e reparar o que foi lesado. A técnica se baseia no emprego de células-tronco.
ENTENDA MELHOR
A Medicina Regenerativa funciona com os 3 pontos: 1-Biomateriais; 2-Células-tronco; 3-Sinalizadores.
Biomateriais: são estruturas tridimensionais onde as células-tronco podem se multiplicar. Sem eles, as células-tronco seriam diluídas e perdidas no corpo. Os biomateriais cumprem o papel de agrupamento.
Células-tronco: têm o poder de se transformar em diversas outras células do corpo. Formam células de tecidos sólidos, como cartilagem, ossos, músculos, vasos sanguíneos, neurônios, células de órgãos, células produtoras de insulina, dentre outros.
Sinalizadores: são químicos, como proteínas e indicam em qual célula as células-tronco devem se transformar no corpo do paciente.
A Medicina Regenerativa pode tratar diversas patologias do campo da ortopedia, como:
- Artroses
- Hérnias de disco
- Tendinites
- Lesões da cartilagem
- Bursites
- Rupturas de tendões
- Atraso de consolidação de fraturas.
O procedimento também traz diversas possibilidades de técnicas regenerativas, como a utilização de células progenitoras, como as células-tronco, a proloterapia e o uso de substâncias naturais produzidas pelo próprio corpo, com efeitos anti-inflamatórios e regenerativos.
Também é possível utilizar derivados do sangue e do plasma, bloqueios minimamente invasivos guiados por ultrassom ou radioscopia, terapia por ondas de choque e aspirado de medula óssea.
As terapias celulares já são entendidas pela Anvisa como um medicamento especial, devendo ter a eficácia e segurança comprovadas para serem registradas.