Com o verão se aproximando é comum que as pessoas busquem construir o corpo dos sonhos por meio de um treino, mas quando o desejo se transforma em excesso é preciso estar atento.
Geralmente, o que causa as lesões é o uso excessivo de determinado músculo e a falta de um especialista instrutor durante o treino. A postura inadequada ao realizar os exercícios, além do hábito de utilizar cargas maiores do que o que se suporta, pode levar a um desgaste das articulações, tendões, músculos e cartilagens.
Algumas doenças estão diretamente relacionadas a essas lesões, como mialgia, que é a dor nos músculos, que, ao ser muito exigido acaba se contraindo e diminuindo a circulação de sangue no local.
Outras doenças também podem ser observadas, como a tendinite do quadríceps, a tendinite patelar (osso do joelho), inflamações nas articulações, estiramentos musculares, que são traumas resultantes do estiramento excessivo das fibras que compõem os músculos.
Um outro problema muito comum é a lombalgia, causada pelos movimentos excessivos e repetitivos da região lombar durante os exercícios, má postura, falta de condicionamento físico antes da prática, excesso de peso corporal, dentre outros.
A melhor forma de evitar as lesões é moderar a intensidade dos exercícios, realizar alongamentos leves antes das atividades e fortalecer as regiões consideradas mais frágeis.
Para isso, busque apoio de um instrutor físico.