A dor de coluna atinge a várias pessoas, afetando diretamente a qualidade de vida. Conheça as causas e como aliviar as dores.
Antes de tudo é importante saber que a coluna é composta pela cervical (região mais perto do pescoço), dorsal (o meio das costas) e lombar (a parte inferior da coluna).
Existem diversas condições que podem gerar dores nessas regiões, como o sedentarismo, que enfraquece a musculatura do corpo, a postura incorreta, a obesidade, que gera uma sobrecarga de peso nas vértebras, hérnias de disco e até mesmo o estresse, que provoca uma rigidez nos músculos.
Quando a dor é muito forte, persistente e afeta as atividades do portador, o médico deverá ser consultado.
Há casos mais graves que podem levar a sintomas mais intensos, como dificuldade de controlar a urina, perda de controle intestinal, amortecimento das nádegas ou genitais ou perda de força nas pernas.
Como a causa da dor é detectada?
Para o diagnóstico, após buscar auxílio médico, o paciente pode realizar exames como radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas, que ajudarão a detectar a causa da dor.
Como tratar?
As dores de coluna podem ser tratadas de diversas formas, como no uso de medicamentos que aliviam os sintomas, fisioterapias e massagens, além da melhora da postura.
Em alguns casos o paciente será encaminhado para a cirurgia, principalmente nos casos de estenose de coluna e ciática grave para a liberação do nervo.