A dor na virilha atinge a parte inferior do abdômen, onde as pernas encontram a pelve e pode ser leve, moderada ou severa, trazendo muito incômodo e afetando a qualidade de vida dos pacientes.
A dor pode se manifestar em decorrência de uma lesão muscular provocada por esportes, acidentes domésticos, quedas e o excesso de atividades relacionadas às pernas.
Vale lembrar que a dor na virilha também pode estar associada a outras condições como artrose do quadril, lesões de adutores,sindrome do impacto, tendinite glutea e bursite do quadril. É por isso que a avaliação com um especialista é essencial.
Alguns sintomas indicam a necessidade de buscar um especialista e um tratamento adequado, como a dificuldade de suportar peso nos quadris, a dificuldade de praticar atividades físicas, perda de força ou sensibilidade.
Ao detectar os sintomas, o ideal é buscar acompanhamento médico, principalmente se a dor for moderada ou grave, se prolongar por muitos dias.
Para um correto tratamento do problema é necessário identificar a causa da dor. Isso pode ser feito por meio de exames, como ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, cintilografia óssea, dentre outros. Além disso, o profissional também realizará o exame físico.
Existem muitostratamentos não cirúrgicos disponíveis, que devem ser compatibilizados com o diagnóstico.
A principal causa de dor no quadril na população acima de 50 anos é a artrose, uma doença que não tem cura, porém procedimentos como a viscosuplementacão e a denegação sensitiva são ferramentas de alta eficácia no controle da dor e progressão da doença.