A dor no joelho é um sintoma que pode indicar uma série de doenças ou condições que necessitam de tratamento. Por isso, é preciso estar atento aos sintomas.
Em geral, a dor pode ser causada por atividades físicas intensas, falta de uso, lesões como entorses e distensões, ou o hábito de ficar de joelhos por longos períodos. Ela também pode estar ligada a problemas nas articulações, que necessitam de uma atenção especial. A dificuldade de andar, movimentar e alongar a perna também indicam que é hora de buscar ajuda profissional.
Alguns pacientes chegam ao consultório com queixas como dor extrema, grandes feridas, deformidade do joelho e incapacidade de suportar o peso na perna afetada.
Existem uma série de doenças relacionadas com a dor no joelho, como a lesão do ligamento cruzado anterior, síndrome da dor patelofemoral, artrose, bursite, dentre outros.
COMO É REALIZADO O DIAGNÓSTICO DO PROBLEMA?
Na avaliação médica são analisados o histórico clínico do paciente, sintomas, estilo de vida, além dos exames de imagens que são essenciais para um correto diagnóstico.
Alguns cuidados simples podem aliviar a dor no local, como a aplicação de gelo, massagens,e o uso de joelheira. Nos casos mais complexos podem ser administrados medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, além de fisioterapia.
Duas causas são mais comuns de dor no joelho sem trauma, a tendinite e a artrose. A tendinite é uma doença que precisa de exercício físico para sua cura completa, e existem procedimentos infiltrados que podem acelerar a cicatrização do tendão.
Já a artrose é uma doença sem cura, porém já existem procedimentos para controle da progressão e controle da dor, como a viscosuplementação, denegação sensitiva e a medicina regenerativa com uso de células mesenquimais.